Carreira: Qual o plano da sua carreira, jornada ou destino?

Image for post
Image for post

Quando questionados sobre o plano de carreira, alguns são rápidos em dizer coisas como “VP de … em 10 anos” ou “especialista mundial em …”, outros podem dizer “trabalhar em engenharia, vendas, gestão e …” ou talvez alguns diriam “começar 3 empresas … IPO”. Dando um passo para trás, vale a pena colocar uma estrutura em torno de como pensar sobre as experiências que você constrói ao longo do tempo. Escalar a escada corporativa ou de negócios não são as únicas maneiras de pensar sobre carreiras, embora ocupem grande parte da energia dedicada a falar sobre carreiras. Você vê sua carreira como uma jornada ou um destino?

Para alguns, a carreira profissional é um destino . Desde o início, o objetivo é atingir algum nível de proficiência ou estatura no campo de trabalho escolhido. O destino pode ser uma função, uma empresa, um nível de realização ou outra meta específica e mensurável.

Para outros, a carreira profissional é uma jornada . Desde o início, o objetivo é experimentar o trabalho de uma variedade de perspectivas em seu campo e no campo adjacente. A jornada pode ser feita por diferentes empresas ou organizações dentro de uma grande empresa, tipos de trabalho, geografias ou outros aspectos variados de sua profissão.

Destino e jornada são maneiras diferentes de olhar para a progressão na carreira. Embora seja tentador pensar neles como mutuamente exclusivos ou como uma escolha única, a realidade é (como você pode esperar) um pouco menos clara. Mesmo assim, você deseja saber não apenas o próximo passo, mas as razões por trás dos próximos passos e como eles contribuem para um plano de carreira.

Destino

Muitos iniciam suas carreiras com o objetivo de subir na cadeia hierárquica. Ir para o gerente, para o gerente geral ou diretor, para o vice-presidente e muito mais (ganhando posto, ganhando estabilidade, tornando-se sócio, etc.), é definido como progresso. Isso pode ser exatamente o certo para você. Definir seus objetivos em marcos específicos e mensuráveis ​​se ajusta a quantos visualizam a progressão na carreira.

A progressão na escada corporativa não é a única maneira de definir o seu destino. Ao planejar suas próximas etapas, pode-se considerar duas visões de um caminho voltado para o destino:

  • Líder da organização . Como líder da organização, você segue o caminho de se mover “para cima”. Embora seu caminho às vezes envolva mover-se lateralmente, você se concentra em cumprir os objetivos definidos pela organização para quais habilidades e experiências permitem que você passe pelos marcos da gestão.
  • Especialista em domínio . Como especialista em domínio, você segue o caminho de ser o líder em sua área na empresa. Para muitos tecnólogos, é daí que vem a maior satisfação. Você conhece os detalhes de uma tecnologia, sistema ou produto melhor do que ninguém. Você faz isso por meio de anos de experiência e esforço.

Focar no seu destino não é para todos. Esta não é apenas uma declaração de habilidades que nem todos podem ter, mas o tempo e o lugar desempenham um papel importante para atingir esse tipo de objetivo. Na maioria das grandes organizações, há uma fração da equipe total nas posições “superiores”. Para cada VP, pode haver 100 ou até 1000 outros funcionários. Da mesma forma, para cada especialista de domínio superior, pode haver 100 ou 1000 outros funcionários não tão avançados em seu conhecimento de domínio.

Uma meta de destino é um jogo de longo prazo e significa que durante o seu caminho você terá períodos que parecem não estar subindo, mas isso não deve impedi-lo de seguir em frente. Pode ser necessário dar um passo para a esquerda ou para a direita às vezes para continuar subindo. Acima de tudo, nunca pense que para você subir, alguém precisa descer. Na maioria das vezes, com uma carreira voltada para o destino, seus próximos passos são visíveis para você e para a organização, e a paciência e o tempo desempenham papéis importantes no progresso.

Quando você está definido em um destino, você também deseja estar preparado para administrar as mudanças na paisagem.

Como líder da organização, você é, em última análise, responsável por grandes projetos ou orçamentos e pelas pessoas que cumprem esses compromissos. Às vezes, as coisas não saem conforme o esperado e, como líder da organização, você precisa se esforçar e aceitar a responsabilidade. Esses se tornam os principais momentos de aprendizagem em sua progressão na carreira.

Como um especialista de domínio, as tecnologias mudam e os paradigmas mudam. Os especialistas de domínio a longo prazo são especialistas não nas especificidades, mas nas soluções. Como um programador incrível, você deseja se reinventar à medida que novas linguagens e ferramentas surgem. Liderar a equipe durante essas descontinuidades são os momentos-chave de aprendizado em sua progressão na carreira.

Jornada

Muitas pessoas começam suas carreiras sabendo que o mundo é um grande lugar esperando para ser explorado. Eles veem o mundo pelas lentes de um aventureiro ou explorador. Ir pensativamente de uma função para outra ou de uma organização para outra atende às suas expectativas de progredir na carreira ou na vida. Definir seus sites em uma coleção de experiências que você deseja ter é a forma mensurável de gerenciar sua carreira.

A variedade não é fácil de medir e há uma linha tênue entre a variedade e o salto de emprego . Se a jornada é o seu objetivo, você deseja ter uma compreensão clara de como pretende montar um conjunto de experiências. Você passará cuidadosamente por essas experiências e cronometrará seus movimentos com base na obtenção de algum nível de proficiência, satisfação e sucesso.

Ao planejar sua jornada, você pode considerar duas visões de um plano de carreira orientado para jornadas:

  • Líder Abrangente. Como líder abrangente, você almeja ter papéis muito diferentes ao longo do tempo. Você pode escolher alternar entre vendas, marketing, negócios ou desenvolvimento em uma área de produto que você conhece e adora. Você pode optar por se mudar para diferentes partes do mundo para experimentar vendas e marketing com um sabor local. Você pode optar por trabalhar em uma variedade de produtos em uma grande organização. Você pode até mudar de empresa para empresa. Tudo isso amplia suas experiências e, se você estiver focado na jornada, encontrará pessoas diferentes, aprenderá de perspectivas diferentes e vivenciará sua carreira de uma variedade de pontos de vista, absorvendo-os ao longo do caminho conforme você cresce e amadurece. Ao longo do caminho, você estará em posição de liderar à medida que adquire experiência.
  • Especialista de campo. Como um especialista de campo, você coleta experiências como um especialista de domínio, mas estabelece ampla experiência olhando para seu domínio a partir de uma visão de 360 ​​graus. Você pode ser um especialista técnico com experiência em implementação de sistemas em diferentes empresas ou pode ter projetado sistemas semelhantes do zero várias vezes em diferentes contextos. Você busca crescer e progredir em sua carreira com experiências profundas exploradas de diferentes ângulos.
    Uma carreira de jornada não é para todos. Você substitui a certeza de metas, como níveis hierárquicos ou estágios de carreira, cargos e níveis salariais, por transições mais substanciais. Com uma carreira de jornada, seus próximos passos são muito mais sobre o que você busca alcançar e menos sobre o que “vem a seguir”. Tal como acontece com os exploradores de outra época, uma carreira de jornada é impulsionada por dentro e por seus próprios desejos.

Em sua jornada, as transições são momentos importantes em que você age e planeja seus próximos passos. Seu próximo passo deliberado faz toda a diferença quando você reflete sobre seu caminho. Seu próximo passo pareceu “aleatório” ou você teve uma razão clara para escolher o que fez? Pense em como você pode explicar seus passos para alguém que está olhando para seu currículo / currículo enquanto explora a etapa seguinte.

Ao escolher sua próxima etapa, você precisa estar preparado para muitas mudanças. Você trabalhará para novas pessoas, trabalhará com novas pessoas e terá processos diferentes. Você precisará se adaptar e se conformar. Coisas que você pensou que sabia podem não estar certas no novo contexto. Por outro lado, você conhecerá todo tipo de gente nova e experimentará novas maneiras de abordar os problemas e desafios dos negócios. No futuro, quando você precisa definir um processo para um grupo, você tem todas as suas experiências e contextos para se basear para evitar a repetição de erros que possa ter experimentado.

Com um caminho de líder abrangente, você pode sentir que realmente pulou no fundo do poço em uma transição. Você pode sentir que cometeu um grande erro, indo trabalhar em um lugar distante, por exemplo. Fique com isso. Viva com isso. Adapte-se e cresça. Você se tornará mais valioso para a equipe como um todo quando puder recorrer ao aprendizado coletado. Estes são os momentos de aprendizagem em sua jornada.

Como um especialista de campo, você pode se encontrar em um domínio familiar, mas sem os recursos aos quais se acostumou em sua última função. Você pode desejar chamar esse associado de confiança ou alocar um orçamento da maneira que você fazia antes, mas isso não está disponível para você. Você precisará trilhar um novo caminho ou resolver o problema de maneira criativa usando a experiência que tem, mas aplicada de maneira diferente. Usar seu conhecimento de domínio e experiência neste novo contexto é como você aprende como um especialista de campo.

Adaptando

Você pode chegar a um estágio em sua carreira em que deseja se estabelecer após muitas jornadas. Da mesma forma, você pode atingir um estágio em que é hora de explorar novos domínios, novas organizações ou apenas perspectivas diferentes. Em outras palavras, você pode encontrar um estágio em sua carreira onde o outro da jornada ou do destino se torna seu novo objetivo. Reiniciar sua abordagem pode fazer parte da jornada da vida.

É claro que os dois caminhos têm espaço para aumentar seu salário e responsabilidade. Embora as funções de destino tenham alta visibilidade em termos de benefícios materiais, a maioria das organizações se esforça para ter benefícios materiais disponíveis para uma ampla gama de pessoas e atribuições.

Ter em mente seu caminho e onde você vê os movimentos em sua carreira o ajudará a ter discussões muito mais informadas com seus gerentes e mentores. Como gerente (ou mentor), ajudar os membros da equipe a ver seus próprios desejos e vontades ajudará a treiná-los durante as transições.

Se há um conselho que transcende a descrição do seu caminho, é que, não importa aonde você pretenda ir, o mais importante é ser excelente no que está fazendo no momento. Ao fazer um trabalho excelente, você cria alternativas para si mesmo e abre portas para novas oportunidades e caminhos.

Créditos

Written by

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store